Paraty além de ter um grande e preservado conjunto arquitetônico tem diversas peculiaridades, uma delas é ter sido projetada para permitir a entrada e saída da água do mar, sendo uma forma natural de limpar as ruas. As casas foram construídas trinta centímetros acima do nível das ruas, de forma a não entrar a água do mar.

Ruas projetadas para permitir a invasão do mar

Nas marés muito fortes, quase todo o centro histórico fica alagado é comum encontrar caiçaras com suas canoas remando pelas ruas. Nas marés normais, as ruas normalmente invadidas pelo mar são as Dr. Pereira e Santa Rita. Por isso, não estacione o carro nesses locais, em especial na rua Dr. Pereira próximo ao mercado de peixe. A altura que a maré atingiu dentro da cidade fica registrada em marcas horizontais nas paredes das casas das ruas mencionadas.

O fenômeno das marés sempre foi uma atração a mais para a cidade, este ano (2016) ocorreram marés atípicas, mas ao contrário do que se relatou pela imprensa, já ocorreram outras marés dessa magnitude no passado.

Paraty é uma cidade deslumbrante tanto quanto se trata de arquitetura como quando se trata de beleza natural, não deixe de conhecer, apenas deixe seu carro longe das áreas que são sujeitas ao fenômeno das marés.

Galeria de Fotos

Artigos que você também pode gostar:

Untitled Document



Aos clientes e Amigos do Parque Hotel Perequê


Após de 27 anos de atividades transferimos a direção do Hotel para a Rede Internacional de Hotéis Selina que tem como objetivo expandir a rede hoteleira no Brasil.
O Parque Hotel Perequê agradece a todos os nossos
clientes e amigos pela preferência e participação por todos esses anos de atividades.
Esperamos que todos continuem
frequentando Paraty e venham conhecer as novas instalações do Hotel Selina Paraty.

Muito obrigado.

Urs Burkhard & Dany Burkhard (em memória)