Paraty está localizada entre a serra e o mar, formando um belo visual no sul do Estado do Rio de Janeiro. Cultura e história de um lado, natureza preservada de outro. À primeira vista, a sensação é a de estarmos parados no tempo. A região teve seu apogeu na época do Ciclo do Ouro, e ainda guarda toda sua história e arquitetura.

Passear pelas ruas do Centro Histórico é uma viagem no tempo, com seus casarões coloniais, igrejas e ruas que foram calçadas em pedras pé-de-moleque por escravos. Ali, o tráfego de carros é estritamente proibido. Por isso, caminhar pelas ruelas da cidade é muito agradável e um programa obrigatório para quem visita a região.

Aliás, o que não falta em Paraty são eventos para atrair visitantes. Celebrações como a Festa do Divino, o Carnaval, o Festival da Pinga, a famosa FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o Paraty em Foco, Bourbon Jazz Festival, Paraty Latino, Encontro de Ceramistas, Festival Internacional de Cinema, Paraty EcoFashion, entre outros, reúnem milhares de visitantes e turistas o ano inteiro.

Confira o calendário de eventos da cidade AQUI

Ao redor da cidade, a natureza, ainda bastante preservada, oferece cachoeiras, trilhas, ilhas, praias, enseadas e montanhas de tirar o fólego. É uma delícia mergulhar nas águas doces de uma das cachoeiras após um dia de praia ou de andanças pelo centrinho. Um outro passeio bastante interessante é o Caminho do Ouro. A estrada foi construída pelos escravos entre os séculos 17 e 19 e ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Ideal para quem curte história e natureza.

Não deixe de fazer um passeio de barco pelas ilhas ao redor de Paraty. Um dos roteiros mais conhecidos leva às ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa e Algodão; e às praias Vermelha e do Lula. São paisagens deslumbrantes. E, se você está em busca de praias paradisíacas, visite a vila de Trindade. Reduto de jovens, o local está a apenas 27 km da histórica cidade.

Visitar Paraty é conhecer um mundo em que a cultura caminha junto à natureza. É poder ir à praia pela manhã, mergulhar na história durante o dia e dar um mergulho em uma bela cachoeira para recuperar as energias. Vale a pena conhecer!

Você deve visitar e desfrutar:

– Centro Histórico
– Praias
– Ilhas
– Trindade
– Caminho do Ouro
– Passeio de Barco
– Esportes de Aventura
– Trekking
– Mergulho
– Arvorismo e Tirolesa
– Jeep Tour 4×4
– Alambiques
– Cachoeiras
– Saco do Mamanguá
– Quilombo do Campinho
– Aldeias Indígenas
– SUP Stand Up Paddle

Artigos que você também pode gostar: