Crédito da foto: Luciana Serra

Tradicional evento religioso  de nosso município, a semana Santa em Paraty  2018 se realiza entre os dias 30 de março e 1º  de abril.

O indício das primeiras comemorações datam do século XVII e XVIII. Durante os festejos da semana Santa em Paraty, peças sacras com mais de 300 anos, são expostas ao público no museu de Artes Sacras de Paraty.

Todas as procissões e celebrações da Semana Santa são, até hoje, preservadas, tanto pela paróquia quanto pelo povo paratiense. Na verdade, algumas delas foram adaptadas – como, por exemplo, a Procissão do Encontro – que era realizada uma semana antes e, atualmente, acontece na própria Sexta-Feira.

A procissão do Fogaréu em sua forma moderna, já que no início as mulheres eram proibidas não só de acompanhar, mas não podiam sequer olhar de suas janelas, simboliza a prisão de Cristo, onde os fiéis saem pelas ruas do centro histórico de Paraty, que tem sua iluminação desligada e apenas o fogo das tochas iluminam o trajeto dos participantes e ecoam o som das matracas, que vieram substituir os sinos que, por serem motivo de júbilo, silenciam na Quinta-Feira Santa e só voltam a tocar no Domingo de Páscoa.

A Pousada Parque Hotel Perequê, localizada a poucos minutos de caminhada de onde acontecem os principais eventos da cidade, incluindo os festejos da semana Santa, sempre oferece ao nosso hóspede os melhores pacotes para a semana santa em Paraty.